O Marketing 5.0 está mudando a forma de se comprar e vender

Jul 20, 2020

Caso você goste de Marketing, talvez saiba que em 2017, através de seu livro Marketing 4.0, Philip Kotler discorreu sobre a realidade do marketing que vivemos na atualidade: tecnológico, conectado e de mudanças rápidas.

Em 2017 quando o livro foi lançado, Kotler falava sobre tendências mercadológicas, em que consumidores seriam buscados no ambiente on-line, com suas compras sendo antecipadas através dos bancos de dados e que quase toda interação seria baseada na Internet, com aplicativos, sites, portais, blogs. Os fabricantes trocariam as lojas físicas com altos custos, por sites de venda.

Hoje, é inegável que nesse curto espaço de tempo, estas tendências aconteceram e se consolidaram e que atualmente vivemos inseridos no mundo 4.0 pré constatado pelo autor. A Facilidade de acesso aos smartphones e à internet estendeu o alcance da conectividade à cada minuto dos dias do público. Consumidores estão conectados por horas e horas a fio, sempre em busca de conteúdo.

Se esse movimento preconizado por Kotler já vinha acontecendo espontaneamente, em 2020 com a chegada do Corona, temos um cenário que reforçou ainda mais a importância do marketing digital. Com as medidas de isolamento social, quarentena e lockdown, as pessoas passaram a navegar ainda mais horas por dia, mais e mais transações comerciais são feitas on-line. Empresas que não usavam os mecanismos digitais para vender se viram perigosamente atrasadas.

Se você sente que demorou um pouco para começar a inserir sua empresa no mundo 4.0 e agora está na corrida digital, ou mesmo se já utiliza o marketing digital em prol de seu negócio a algum tempo, o cenário de crise gerado pela pandemia nos lembra a importância de estar sempre à frente. As mudanças provocadas pelo vírus no mercado são tão fortes e profundas que já aceleraram a próxima tendência, o Marketing 5.0, que deve ser foco de atenção imediata.

O Marketing cinco ponto zero tem como foco, a mudança cultural pela qual o mercado está passando. Consumidores estão cada vez mais atentos com os valores das marcas e se preocupam em consumir de empresas com que sintam-se conectados. Valores humanos como justiça, responsabilidade social e ambiental, são considerados importantes e o público espera que estes se refletem nas ações e comunicação das marcas.

O público entendeu o valor que tem para as marcas e usarão isso em favor das mudança. Empresas que ignoram a necessidade do público de se sentirem amparadas em meio ao cenário em que vidas são perdidas terão menos espaço. Por outro lado, aquelas que acompanharem as mudanças e se adaptarem podem encontrar um terreno fértil para crescimento no pós crise.

Empresários devem ficar atentos ao posicionamento da marca, tomando medidas para que suas atividades apoiem as recomendações de saúde, seus colaboradores e consumidores. A Hershey’s por exemplo, tirou do ar dois comerciais veiculados nos EUA em que pessoas se abraçavam e davam as mãos, demonstrando sensibilidade com o público . O Mercado Livre, decidiu pela mudança do símbolo da marca de um tradicional aperto de mãos, para um toque de cotovelos que busca conscientizar os usuários sobre as recomendações da OMS para a prevenção da doença, uma vez que o vírus é transmitido através do contato físico.

Mas a atenção das empresas não deve se restringir apenas à sua imagem; a cervejaria AMBEV por exemplo, mudou mais do que sua identidade visual, passando a produzir álcool em gel para suprir as baixas no mercado. Alguns serviços de streaming, canais fechados e até operadoras de TV liberaram acesso gratuito para os usuários, uma forma de ajudar o público a lidar com isolamento social. Mas não são apenas as grandes que demonstram atenção às ações, já que um grande número de pequenas empresas por todo o país, vem ajudando instituições com doações de máscaras e alimentos.

A pandemia pode até ter acelerado as mudanças para o marketing digital e reforçado a relevância do marketing 5.0, mas mesmo que demore, ela também vai passar. No entanto, empreendedores devem ter em mente que as mudanças causadas no mercado pelo vírus se manterão, o cenário anterior ao corona não voltará a existir e não se adaptar às demandas que surgem é de fato estar atrasado, portanto, atente-se aos valores que sua empresa transmite, porque os consumidores estão atentos.

Notícia retirada do site : digimaxbrasil